Os merostomados evoluíram no Câmbrico inferior, há cerca de 570 milhões de anos, e foram um dos grupos dominantes dos oceanos Paleozóicos. O grupo caracteriza-se por ter uma carapaça que protege o cefalotórax do animal, um segundo par de pedipalpos e télson, um apêndice espinhoso que se projeta na zona posterior e lembra uma cauda. Os merostomados são artrópodes exclusivamente aquáticos.
Límulo
Sob muitos aspectos, o límulo é um fóssil vivo. É o último exemplo existente dos merostomados, animais marinhos que viveram há milhões de anos atrás. Atualmente, existem 5 espécies: uma delas encontra-se na costa atlântica e as outras, em águas asiáticas.O límulo é um artrópode de formato estranho: assemelha-se muito a uma frigideira virada. Seu corpo tem duas conchas e termina em uma cauda comprida que ele utiliza para se locomover no fundo do mar.
Quando o límulo não está na profundidade arenosa dos oceanos, ele nada de costas, usando como remos um par de brânquias semelhantes pernas. Na época da reprodução, a fêmea rasteja até a praia e com o macho agarrado em seu abdome. Ela põe os óvulos, o macho os fecunda e então e então eles são cobertos com a areia.
O límulo é um alimento delicioso; sob a forma de pó, ele pode ser utilizado como fertilizante ou alimentação de gado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário