Anelídeos: Sistemas e Adaptações

Sistema Excretor

O sistema excretor é formado por metanefrídios. Eles apresentam 1 par a cada segmento que possui forma de um funil ciliado que recolhe os excretas do líquido celômico, lançando-os para o meio externo através de poros chamados nefridióporos. 









Sistema Nervoso

O sistema nervoso é ganglionar. Possui um par de gânglios cerebrais ("cérebro") e um cordão nervoso maciço, duplo, ventral, que se estende por todo o comprimento do corpo, com um gânglio e pares de nervos laterais em cada segmento.

Sistema Sensorial

O sistema sensorial é pouco desenvolvido; raramente são encontrados órgãos viduais; na maioria dos representantes existem apenas células sensoriais difusas.

Sistema Reprodutor

Os anelídeos apresentam reprodução sexuada; algumas espécies são hermafroditas (como a minhocas) outras são dioicas (por exemplo, muitos dos poliquetos marinhos). 

A minhoca, embora seja hermafrodita, tem fecundação cruzada. No acasalamento, dois animais colocam-se lado a lado, em sentido contrário, fecundando-se simultaneamente. Ao redor do clitelo, forma-se uma bolsa gelatinosa espessa, o casulo, dentro do qual os óvulos são colocados e fecundados pelos espermatozoides do parceiro. Dentro de cada casulo, podem estar de 2 a 20 ovos. Na eclosão dos ovos, são liberados indivíduos já com as características de um adulto "em miniatura". Esse tipo de reprodução sem passagem por estágio larval se chama desenvolvimento direto.

Processo reprodutivo muito semelhante ocorre com a sanguessuga, também hermafrodita e que realiza fecundação cruzada. Sue desenvolvimento também é direto. Os poliquetas de sexos separados fazem fecundação cruzada e a fecundação é externa. Há passagem por um estágio larval, e a larva é conhecida por trocófora.

A reprodução sexuada pode ser ilustrada com o processo em minhocas hermafroditas: 

Sistema Respiratório

A respiração é do tipo cutânea ou tegumentar, mas em alguns representantes marinhos ela é branquial. Na respiração cutânea ou tegumentar as trocas gasosas são feitas por difusão.

Sistema Circulatório

A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal que leva o "sangue" no sentido posterior e um ventral que traz na direção oposta, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações. 

Sistema Digestório

Os anelídeos tem sistema digestório completo. Apesar de terem partes especializadas (faringe, papo, moela, intestino com tiflosole, secos intestinais) não tem grandes glândulas anexas.  O alimento entra pela boca e é empurrado pelos músculos da faringe, chegando ao papo, onde é lubrificada com secreções. O alimento vai transbordando gradualmente para a moela, que tem músculos fortes para apertar seu conteúdo até o alimento ser triturado. Os anelídeos tem uma prega dorsal chamada de tiflosole que serve para aumentar a superfície de contato com o alimento. Nessa parte do intestino é que ocorre a absorção dos alimentos que já estão completamente digeridos. Apresenta digestão extracelular.

Adaptações

Seu grande celoma cheio de líquido funciona como um esqueleto hidrostático, isto é, a concentração dos músculos da parede do corpo atua como uma parede rígida e esquelética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário