Classificação dos Anelídeos

Podemos classificar os anelídeos utilizando como critério a presença ou a ausência de estruturas semelhantes a pelos e a quantidade dessas cerdas.

Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

1. Classe Polychaeta


Detalhes de um parapódio
Apesar de serem principalmente marinhos, os poliquetos (poli = muitas; chaeta = cerdas) também ocorrem em água doce e mais raramente no ambiente terrestre úmido. Nos anéis do corpo ocorrem projeções laterais denominadas parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção), onde estão inseridas as muitas cerdas.

Podem ser de vida livre (rastejadores ou pelágicos) ou sedentários (cavadores, tubícolas ou perfuradores), porém, nem sempre é possível distinguir o hábito de vida. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são iridescentes. De maneira geral, são indivíduos segmentados, de forma cilíndrica, com leve achatamento dorsoventral. São dotados de prostômio bem desenvolvido com palpos ou cirros (órgãos sensoriais) na extremidade anterior, mas não é considerado como o primeiro segmento, sendo este o peristômio. A boca localiza-se ventralmente entre o prostômio e o peristômio, já o pigídio é um segmento não-celomado terminal, onde fica o ânus.


Phyllodoce rósea
Os poliquetos em geral são de sexos separados e podem ter diversos padrões reprodutivos. Apresentam como regra reprodução sexuada e fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, passando por fase larval. Em alguns casos pode ocorrer reprodução assexuada. 

Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.




2. Classe Clitellata

O nome Clitellata se refere à  presença de clitelo, estrutura relacionada com a reprodução sexuada desses animais. O clitelo corresponde a uma série de segmentos do corpo em que a epiderme é espessada, rica em glândulas. Há as que secretam muco, a albumina e o casulo. Não têm parapódios e as cerdas são em número reduzido ou ausentes.

Os dois grupos de Clitellata são: Oligochaeta e Achaeta.

2.1 Oligochaeta

Apresentam poucas cerdas por anel (oligo = poucos; chaeta = cerdas).

O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental  para a respiração cutânea.
Anatomia Oligochaeta

  • O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no ânus, situado no último anel do corpo. 
  • O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
  • Minhocas trocando esperma
  • O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.
Todos os Oligochaeta são hermafroditas, podendo reproduzir-se sexuadamente ou assexuadamente. Na reprodução sexuada, que é cruzada mútua, os animais se fixam em posições opostas e trocam esperma, os quais ficam alojados nas espermatecas. A fecundação na maioria dos casos é externa. Ocorre quando um casulo é produzido pelo clitelo e este, ao deslizar para a região anterior do corpo do animal recebe o(s) ovo(s) e o esperma, respectivamente. Na reprodução assexuada, podem reproduzir por fragmentação, o que não é muito comum. 


2.2 Aquetos

Os aquetos (também chamados hirudíneos) não possuem cerdas (a = sem; chaeta = cerda) e apresentam ventosa, que ajudam na fixação e no deslocamento, chamado mede-palmos.

Nesse grupo, está a sanguessuga. Ela é hermafrodita e vive em solo úmido e pantanoso ou em água doce. Existem também algumas espécies marinhas.

A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas também pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. É de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centímetros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário