Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
1. Classe Polychaeta
Detalhes de um parapódio |
Podem ser de vida livre (rastejadores ou pelágicos) ou sedentários (cavadores, tubícolas ou perfuradores), porém, nem sempre é possível distinguir o hábito de vida. Muitas espécies de poliquetas são coloridas e algumas são iridescentes. De maneira geral, são indivíduos segmentados, de forma cilíndrica, com leve achatamento dorsoventral. São dotados de prostômio bem desenvolvido com palpos ou cirros (órgãos sensoriais) na extremidade anterior, mas não é considerado como o primeiro segmento, sendo este o peristômio. A boca localiza-se ventralmente entre o prostômio e o peristômio, já o pigídio é um segmento não-celomado terminal, onde fica o ânus.
Phyllodoce rósea |
Os poliquetos são carnívoros. Muitas vezes, são canibais, isto é, devoram outros poliquetos.
2. Classe Clitellata
Os dois grupos de Clitellata são: Oligochaeta e Achaeta.
2.1 Oligochaeta
Apresentam poucas cerdas por anel (oligo = poucos; chaeta = cerdas).
O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.
Anatomia Oligochaeta |
- O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no ânus, situado no último anel do corpo.
- O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
- O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.
Minhocas trocando esperma |
2.2 Aquetos
Os aquetos (também chamados hirudíneos) não possuem cerdas (a = sem; chaeta = cerda) e apresentam ventosa, que ajudam na fixação e no deslocamento, chamado mede-palmos.
Nesse grupo, está a sanguessuga. Ela é hermafrodita e vive em solo úmido e pantanoso ou em água doce. Existem também algumas espécies marinhas.
A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas também pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. É de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário