Filo Annelida

Minhoca
Os anelídeos (Annelida, do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) são um filo de animais vermiforme com o corpo segmentado em forma de anéis externos e internos. Existem mais de 200.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Podem ser parasitas ou de vida livre.

Sanguessugas
Exemplos de Anelídeos: 
 - Minhocas;
 - Sanguessugas;
 - Nereides;
 - Serpula vermiculares
 - Poliquetas (vermes marinhos).

Principais Características dos Anelídeos:

- Possuem corpo com formato cilíndrico, alongado e compsto por anéis;

- Os anéis não representam apenas a divisão externa dos anelídeos. Nestes vermes, os órgãos internos ficam localizados em determinados anéis do corpo dos animais;

- Apresentam simetria bilateral;

- São animais triblásticos, ou seja, em seu desenvolvimento embrionário, formam-se três folhetos embrionários, que dão origem a todas as partes do seu corpo;

- São celomado (possuem uma cavidade corporal delimitada pelo mesoderma);

- Apresentam sistema digestório completo (possuem boca e ânus);

- Possuem sistema nervoso centralizado ganglionar ventral;

- Possuem sistema circulatório fechado, com presença de sangue;

- A maioria das espécies terrestres possui respiração cutânea. Os que habitam ambientes aquáticos são adotados de brânquias (filamentos que atuam na respiração);

- Presença de musculatura na parede corporal, responsável pela movimentação do animal.

A característica mais peculiar do filo é a metameria, ou seja, a divisão do corpo em partes similares, ou segmentos, que estão dispostos em uma série linear ao longo antero-posterior.

A maioria dos anelídeos possui, em cada segmento, um par de cerdas, mas os Polychaeta (minhocas marinhas) possuem ainda um par de apêndices denominados parapódios (ou "falsos pés). Na extremidade anterior do corpo, antes dos verdadeiros segmentos - a cabeça -, encontran-se o protostómio onde podem ser ser encontrados os olhos e outros órgãos dos sentidos. No segmento seguinte, peristómio, onde encontra-se a boca. A extremidade posterior do corpo é o pigídio, onde está localizado o ânus e células com capacidade de diferenciação nos diversos tecidos, durante o crescimento. Muitos poliquetos possuem órgãos de sentidos bastante elaborados, mas as formas sésseis muitas vezes apresentam tentáculos em forma de pluma, que ele utilizam para se alimentarem. Para além disso, muitas espécies têm fortes maxilas, por vezes mineralizadas com óxido de ferro. 

O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas.

Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário